O que significa DEP?
A sigla DEP significa DIFERENÇA ESPERADA NA PROGÊNIE. Para cada característica (peso ao nascer, circunferência escrotal, área de olho de lombo, etc.), a DEP prediz como será o comportamento (performance) das futuras crias de um touro pai em comparação com as médias da raça. Com as DEPs, cabanheiros e criadores podem comparar touros que tenham sido avaliados em diferentes rebanhos e deixem descendência em diferentes zonas, anos e meses de parição.
Como devem se utilizar as DEPs?
Consideremos dois touros, A e B. Suponhamos que o primeiro tem uma DEP para Peso ao Desmame de +16 quilos, enquanto o B, uma DEP para essa mesma característica de + 6 quilos. Por sua vez, supomos que o Peso ao Desmame dos terneiros filhos do touro média (DEP igual a 0) é de 210 quilos. Agora bem, se você utilizasse o touro A para servir duas vacas em seu estabelecimento, você poderia esperar que os terneiros filhos do touro A pesem ao desmame, 226 quilos de média (210 + 16= 226), e os filhos do touro B, 216 quilos de média (210 + 6= 216).
A sigla AC (Acurácia) significa PRECISÃO, e todo DEP vai acompanhado de uma AC. Esta acurácia ou precisão indica o grau de confiabilidade que se pode ter na DEP que acompanha, ou seja, em que grau a DEP prediz o verdadeiro valor genético aditivo de um animal. Uma AC próxima de 1 indica alta confiabilidade, enquanto que a próxima de 0, baixa confiabilidade. Um touro pai pode ter como fontes de informação: sua própria performance, a de seus filhos, e a informação de parentes que surge do pedigree do touro. Portanto, se um touro pai tem filhos num maior número, esses aumentam a acurácia e a precisão de seus dados.
TOP%: Indica que o touro está entre os melhores da raça para a característica avaliada.
Gestação: O tempo de gestação representa a quantidade de dias da concepção ao nascimento. Esta DEP representa a diferença em dias (negativo ou positivo) no tempo de gestação que a progênie de um touro pai imprime em relação a outros touros. Trabalhos de pesquisa indicam que fêmeas com intervalos de gestação mais curtos tem mais tempo de recuperação, e assim, melhoram sua eficiência reprodutiva, com baixos pesos ao nascimento e menores dificuldades de parto.
Peso Nascimento (PN): Esta DEP, expressada em quilos, representa a capacidade que tem o touro considerado para transmitir o peso ao nascimento de sua progênie. O peso ao nascimento é um indicador de facilidade de parto. DEPs mais altas indicam, geralmente, maior probabilidade de problemas de parto.
Peso Desmame (PD): Esta DEP, expressada em quilos, representa a capacidade que tem um touro para transmitir crescimento até o desmame à sua progênie. Todos os pesos ao desmame analisados são ajustados aos 205 dias e pela idade da mãe.
Peso Final (PF): Esta DEP, expressada em quilos, representa a capacidade que tem um touro para transmitir crescimento às suas crias, medido pelo peso aos 18 meses.
Leite: Esta DEP indica a aptidão leiteira transmitida de um touro para suas filhas, medida através do peso de desmame de seus netos e netas.
Leite Materno e Crescimento: O leite materno e o crescimento refletem o que se espera que o touro transmita a suas filhas para obter uma combinação da genética para o crescimento ao desmame e a genética para habilidade leiteira. Se trata de uma estimativa do peso ao desmame da progênie das filhas. Não se incluem aqui valores de precisão porque se trata de uma simples combinação matemática de outras DEPs(DEP de Leite Materno + ½ DEP Peso Desmama)
Circ. Escrotal (CE): Esta DEP, expressada em centímetros e ajustado aos 18 meses, representa a capacidade do touro de transmitir esta caraterística à sua progênie. Lembrando que, a circunferência escrotal é um dos melhores indicativos de fertilidade, e está associado ao volume de sêmen produzido por um touro e à idade do início da puberdade nas fêmeas.
Altura: Esta DEP, expressada em centímetros e ajustado aos 18 meses, é muito importante quando temos que eleger entre touros com iguais DEPs de peso final, com o intuito de evitar ou incrementar tamanho corporal ao rebanho.
EGD: Esta DEP, expressada em milímetros e ajustada aos 18 meses, determina a capacidade do touro de transmitir maior ou menor espessura de gordura lombar à sua progênie.
EGC: Esta DEP, expressada em milímetros e ajustada aos 18 meses, determina a capacidade do touro de transmitir maior ou menor espessura de gordura na picanha à sua progênie.
AOL: Esta DEP, expressada em centímetros quadrados e ajustada aos 18 meses, determina a capacidade do touro de transmitir maior ou menor área de olho de lombo à sua progênie.
%GI: Esta DEP, expressada em % e ajustada aos 18 meses, determina a capacidade do touro de transmitir maior ou menor % de gordura intramuscular à sua progênie.
%CM: A % de cortes nobres é uma DEP composta, que combina informação do peso, no momento da medida de ultrassom, da área de olho de lombo e a espessura de gordura lombar. Determina a diferença em quilos de cortes nobres que a média de sua progênie terá em relação a outros touros.
Maciez: Pesquisa publicada no “JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE” mostra que indivíduos com as variáveis alélicas mais favoráveis (+) para os marcadores de Calpeina e Calpastatina tem correlação significativa com a maciez da carne. A variação com maior maciez se identifica como (+) e a menor com (-). Portanto, para cada marcador,os animais podem ser ++ (homozigoto para mais maciez), -- (homozigoto para menos maciez) ou +- (heterozigoto).O genótipo mais favorável à maciez (++++++) e o menos (------). Dentro destas duas combinações extremas, temos 27 combinações possíveis que indicam maior ou menor maciez, de acordo com a forma como se apresentam estes marcadores em um touro em particular.